Em Janeiro partilhei por aqui que me tinha fixado o objetivo de reduzir, ainda mais, entre muitas outras coisas:
✔ o lixo;
✔ as embalagens;
✔ o impacto ambiental.
E que tal começar por trocar o gel de banho pelo sabonete, pensei eu…
De facto, a casa de banho era ainda um dos pontos críticos cá em casa.
Era a única área da casa na qual eu ainda não tinha optado por algumas soluções mais sustentáveis.
E, enquanto minimalista, isto era algo que tinha de acontecer porque fazia todo o sentido para mim, até porque sempre disse que, na minha opinião, minimalismo e sustentabilidade andam de mãos dadas – e até podes ler mais sobre isso aqui.
Começando a transição…
Por isso, ao longo do final do ano de 2020, fui acabando os meus produtos habituais, já com esta intenção de fazer, depois, a transição para os sabonetes e champôs sólidos.
Decidi começar pela troca do gel de banho e comecei a usar um sabonete para o corpo.
Até porque achei que começar por esta transição seria mais fácil do que a do champô sólido (que, entretanto, também já fiz!).
Assim foi: a 9 de Janeiro de 2021 comecei a usar, pela primeira vez, um sabonete para o corpo em vez das típicas embalagens de gel de banho.
E nunca mais quis trocar!
Foi uma descoberta incrível!
Tenho a sensação de ter regressado ao tradicional, sabes? Ao que se fazia antes mesmo desta era de consumismo desenfreado.
E quantas vantagens eu descobri!
Além dessa sensação ótima, optar pelo sabonete traz inúmeras vantagens. Olha só:
- A maioria dos sabonetes são naturais e podem conter óleos vegetais, óleos essenciais e extratos de plantas que deixam um cheirinho maravilhoso.
- São mais económicos – duram imenso tempo. O meu primeiro sabonete durou três meses!!
- A embalagem e a própria composição são mais amigas do ambiente – zero plástico! E muitos deles vêm em embalagens de papel ou de cartão, muitas vezes até biodegradáveis e necessitam de menos recursos para a sua produção, principalmente de água, que é o componente maioritário no gel de banho líquido.
- Dispensam o uso de esponja e podem ser aplicados diretamente no corpo.
- Poupam imenso espaço na casa de banho – são muito mais pequenos e leves (confesso que, enquanto minimalista, esta vantagem tem um espacinho especial no meu coração 😅)!
- O consumo de água também tende a ser menor – uma vez que deixa menos resíduos na pele, acaba por diminuir as vezes que tens de passar água pelo corpo para retirar restos de produto!
Alguns cuidados a ter…
Após o uso, convém apenas termos algumas precauções para que o sabonete possa durar mais tempo:
✔ Deixá-lo numa saboneteira própria facilita a sua secagem e drena o excesso de líquido, deixando-o prontinho a ser usado novamente!
✔ Além disso, existem bolsas próprias para sabonetes, específicas para o banho, que permitem colocar o sabonete (inteiro ou os pedaços mais pequenos que vão partindo) e passar pelo corpo.
Não só conservam o sabonete por mais tempo e evitam o desperdício, como também permitem realizar uma massagem esfoliante durante o duche!
Basta colocares os pedaços de sabonete lá dentro e passar pelo corpo.
E, para quem quiser ir ainda mais longe no combate ao desperdício…
Existem imensas receitas na internet que explicam como podes juntar os pedaços que eventualmente poderão sobrar e produzires tu mesma uma barra novinha!
Podes encontrar sabonetes em barra em todo o lado:
Eu comprei o meu numa farmácia aqui em Genebra e é da Aroma-Zone, mas são várias e cada vezes mais as lojas que propõem este tipo de produto em Portugal.
Ficam aqui algumas sugestões:
E, por aí, já optaste pelo sabonete em barra ou ainda tens duvidas?
Tens alguma marca preferida?
Conta-me tudo!